Como se pode ver, aprender a fazer sabonetes artesanais para presentear ou até mesmo para comercialização é uma tarefa simples e acessível. Com o auxílio dos materiais corretos e orientações adequadas, é possível desenvolver habilidades em uma atividade prazerosa e lucrativa.Saiba como trabalhar com saboaria artesanal
Saiba mais sobre como fazer Sabonete Artesanal e tenha sucesso no mercado da Saboaria Artesanal, antes disso, separei algumas dicas super importantes e uma receita de sabonete artesanal natural completa.
Para você se especializar ainda mais neste mercado que esta em amplo crescimento no Brasil.
Sabemos que, cada vez mais aumenta a preocupação com saúde, preservação do meio ambiente e filosofia de vida. Esses são alguns dos motivos para agradar quem gosta de beleza feita em casa.
O que é Sabonete Artesanal ?
O Sabonete Artesanal é mais puro e natural do que os sabonetes industrializados. A principal vantagem é que você tem total controle do que é colocado para fazer sabonete, isso garante que todos os ingredientes sejam naturais.
Por conta disso, a sua pele pode ficar muito mais hidratada e livre de irritações, por isso a necessidade de saber como fazer sabonete artesanal.
Além do mais, o sabonete artesanal possui uma quantidade maior de glicerina, que é super importante para a pele porque aumenta a hidratação da pele.
Ao contrário dos sabonetes industrializados, que tem uma quantidade mínima de glicerina.
O Sabonete artesanal é 100% customizável, ou seja, você é que escolhe os ingredientes de acordo a necessidade do seu tipo de pele.
Diferentemente do industrializado, o sabonete artesanal não faz uso de conservantes ou de nenhuma substância tóxica.
Qual a diferença entre Sabonete artesanal e o industrializado?
No processo industrial, retira-se a glicerina e separamé destinada a outros fins por ter um valor mais alto no mercado.
No processo artesanal a glicerina é usada na própria confecção do sabonete. A partir daí são acrescentados óleos, extratos, essências e outros itens para finalizar o sabonete.
Vamos às diferenças básicas entre os dois então?
Sabonetes Industrializados
- A falta de glicerina nos sabonetes industriais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele quando usamos. E muitas vezes percebemos o próprio sabonete ressecar e rachar;
- Os sabonetes industriais duram mais, porque são fabricados para maior conservação e durabilidade. Para isso são usados produtos químicos e conservantes, muitos deles feitos à base de petróleo;
- São mais baratos, porque raramente são feitos com produtos naturais e são produzidos em alta escala.
Sabonete Artesanal
- Usa-se a glicerina do processo de saponificação na base do sabonete artesanal. A glicerina é o ingrediente responsável pela hidratação da pele;
- Os sabonetes artesanais duram menos do que os sabonetes industriais e, quando estão em contato com a água, dissolvem com muito mais facilidade porque não são utilizados conservantes ou outros produtos artificiais na sua;
- O custo é superior porque são enriquecidos com óleos e essências naturais, extratos vegetais e ervas. Todos os produtos são naturais e, portanto mais têm um custo mais elevado;
- É um produto produzido em baixa escala. Enquanto o sabonete industrial é segue um padrão, o sabonete artesanal é único.
Principais benefícios proporcionados pelos sabonetes artesanais:
- Há propriedades terapêuticas;
- Fazem uma hidratação natural da pele;
- Não agridem tanto a pele e ainda ajudam em relação a queimaduras e alergias a sulfatos;
- Ajuda na cicatrização;
- São ricos em glicerina, por isso protegem e nutrem a pele;
- Por serem totalmente naturais, não poluem o meio ambiente;
- Uso autorizado em animais de estimação ou em crianças e idosos sem contra-indicações;
- Têm propriedades variáveis, dependendo dos óleos e extratos usados em sua confecção.
RECEITA DE SABONETE PASSO A PASSO
1 KG de base glicerinada branca
30 ml de essência de damasco
20 ml de lauril (opcional)
30 ml de essência de mel
Corante cosmético na cor de sua preferência
Molde para Sabonete
Plástico filme ou Bopp para embalar
MODO DE PREPARO
1 – Pique a base glicerinada em pequenos pedaços e leve para derreter, logo após derretida deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
2 – Adicione na base derretida o extrato glicólico de mel e em seguida as essências, o lauril, o corante e misture bem todos os ingredientes.
3 – Coloque nas forminhas e deixe secar por aproximadamente 4 horas. Depois de seco é só embalar e conservar em local protegido.
Agora veja mais imagens de como fazer sabonete artesanal
Degradê – como fazer sabonete Artesanal
como fazer sabonete natural – Sabonete de lavanda
Sabonete esfoliante – como fazer sabonete natural
como fazer sabonete natural sabonete Fruta
Sabonete em barra – como fazer sabonete natural
Há uma ampla variedade de cursos e Ebooks disponíveis que ensinam o passo a passo completo da criação de sabonetes artesanais, incluindo a seleção dos óleos essenciais, a produção dos produtos, estratégias de divulgação e vendas.
Como se pode ver, aprender a fazer sabonetes artesanais para presentear ou até mesmo para comercialização é uma tarefa simples e acessível. Com o auxílio dos materiais corretos e orientações adequadas, é possível desenvolver habilidades em uma atividade prazerosa e lucrativa.