Bonecos em Crochê – Aprenda Passo a Passo
O que é Amigurumi
Você sabia que amigurumi é uma técnica japonesa utilizada para criar bonecos personalizados utilizando como base o crochê. Dá para fazer uma infinidade de personagens, desde bonecas, animais, frutas e miniaturas de pessoas.
O que quer dizer Amigurumi?
Amigurumi é a junção das letras “Ami” que significa tricô ou malha e “Nuigurumi” que significa bichos de pelúcia, ou seja Amigurumi significa “bichos de pelúcia de tricô”.
Porque os Amigurumis não têm boca?
O interessante é que alguns personagens não têm boca, e possuem essa característica justamente para não passarem emoções aos seus donos.
Assim, no dia que você estiver triste você pensará que o boneco está triste e no dia em que estiver alegre pensará que ele estará alegre também.
O que comprar Para Fazer Amigurumi ?
Você deverá comprar os seguintes itens:
1 – Agulhas – os tamanhos mais usados são os de 2mm e 4mm, podendo variar de acordo com a linha e também com o tamanho do ponto que você vai fazer o trabalho, se será mais aberto ou mais fechado.
2 – Linhas e lãs – normalmente , para trabalhos de crochê, usa-se linhas mais finas, mas para amigurumis o ideal é usar linha mais grossa, como o barroco, e para detalhes, use linhas mais finas como a Anne.
Atente-se ao detalhe de que a linha de algodão é mais pesada, podendo utilizar como opção a linha acrílica, fica a seu critério.
3 – Tesoura – você precisará dela para cortar a linha no final do trabalho
4 – Agulha de tapeçaria – ela é uma agulha maior do que a que costumamos usar para costura a mão, ela é mais grossa, tem ponta grossa para não furar a lã. É usada para costurar as paredes dos amigurumis
5 – Marcador de carreira – auxilia na marcação da carreira que você deseja, pode ser usado qualquer coisa para marcar, pode ser pedaço de linha, clips e também marcadores de plástico
6 – fita métrica – pode ser qualquer uma, para medir o Amigurumi
7 – Enchimento – para que seu trabalho não seja prejudicado e seu amigurumi não perca a forma, utilize a fibra acrílica. Ela é bem macia e antialérgica.
8 – Feltro – usado para fazer alguns detalhes de seu Amigurumi, como olhos, nariz e boca.
Dica: Tenha sempre em mãos as cores brancas e pretas, são cores coringa!
9 – Tinta de tecido – utilizada para fazer detalhes, caso você não tenha o feltro com a cor que você precisa
10 – Cola – a que é mais usada é cola transparente multiuso flexível.
Amigurumi Passo a Passo
O ponto mais comum e utilizado do crochê é o chamado correntinha, um dos pontos mais simples da técnica, pois simula uma trança de cabelo. Quando começar a fazer a corrente, você pode optar pelo ponto mais aberto ou fechado, uma vez que pode variar dependendo da agulha e linha escolhidas. Vamos começar:
- Primeiro passo é esticar a ponta da linha e fazer uma volta;
- Segundo passo é transpassar dois dedos por dentro da volta e puxar a linha, criando assim um nó;
- No terceiro passo encaixe a agulha dentro da volta e puxe a linha até que o nó fique rente a agulha;
- No quarto passo para começar a correntinha, segure a ponta solta da linha por dentro da sua mão e com a outra mão faça movimentos com a agulha;
- O quinto passo você posiciona o gancho da agulha de frente para você e segura a linha entre os dedos. Depois passe a agulha por baixo e lace a linha puxando para dentro do nó;
- O ponto segue assim, lançando a linha por baixo e puxando para dentro do nó.
Quanto vale um Amigurumi?
O valor depende do personagem que feito, do tamanho dele, da qualidade do material, do acabamento e do seu trabalho, mas pode ser vendido de R$ 25,00 a R$ 200,00.
Como ler receita de Amigurumi
1 – Marcação de início de carreira
Toda receita de amigurumi é escrita por carreiras, e existem algumas formas de se indicar essa estrutura. Em algumas receitas você vai ver a indicação básica apenas com o número “1”, outras com números ordinais “1º), ou também podem ser escritas com “1 carro” (Carreira) ou “1v” (volta).
Esse número não corresponde a nenhum ponto, é apenas a indicação do início de uma nova carreira.
2 – tipo e quantidade de pontos da carreira
Ela sempre vem logo após o número da carreira e geralmente são usadas abreviações para indicar os pontos de crochê.
Por exemplo: 1 carr: 6pb no AM (6pts) – Significa que a primeira carreira deve ser feita com seis pontos baixos (pb) no Anel Mágico (AM)
3 – Indica a quantidade de pontos em toda a carreira
Geralmente esse número fica entre parênteses e abreviado, como por exemplo pontos (pts)
Abreviações dos pontos
AM Anel Mágico (círculo ou anel corrediço)
Aum aumento em ponto baixo (dois pontos baixos no mesmo ponto da carreira anterior
Carr Carreira
Corr Ponto correntinha
Dim Diminuição invisível em ponto baixo
Mpa Meio ponto alto
PA Ponto alto
PB Ponto baixo
Pbx Ponto baixíssimo
PT(s) Ponto(s)
Quanto tempo leva para fazer um amigurumi?
Tudo depende da sua habilidade manual e tempo disponível para fazer. Mas é possível fazer um Amigurumi em 1 ou 2 dias, desde que ele seja fácil.
Mas para iniciantes levará mais tempo.
O que Significa ganhar um Amigurumi?
Acredita-se que os amigurumis captam boa sorte e prosperidade, protege e transmite segurança aos seus donos.
Como precificar meu Amigurumi ?
O ideal é que seja 100% em cima de cada peça, mas se as coisas não saírem como o planejado e as suas peças não venderem como o esperado. Você pode diminuir esta taxa para 80%, 70%, 60% até no máximo 50%, menos que isso será o suicídio do seu negócio!
Qual Amigurumi vende mais? As mais vendidas de Amigurumi, são aquelas utilizadas na decoração de quartos infantis. Bonequinhos, bichinhos e outros itens decorativos, como nuvens, são os xodós das mamães. Personagens de filmes e desenhos também são muito fáceis de vender porque fazem muito sucesso com os adultos também.
Bom, espero que tenha gostado do artigo, que foi feito com muito carinho. Sugiro que leia o artigo sobre Amigurumis Mágicos para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto. Até mais